Lição 12
Juvenís
Texto Bíblico:
1 Coríntios 12.4-11
O fato de um pregador afro-americano ter despertado o Avivamento da Rua Azusa não é algo irrelevante. Os dias iniciais deste avivamento foram claramente multirraciais. Vinham pessoas de todas as raças, de todos os lugares do país, e de muitos outros países, para ver o que estava acontecendo na rua Azusa.
Tragicamente, o racismo intrometeu-se no espírito de unidade quando foi decidido que “mãos negras não podiam ser postas sobre cabeças brancas” durante o culto de ordenação. O incidente marcou a separação entre brancos e negros no movimento pentecostal, o que não foi totalmente sanado até o outono de 1994, quando se realizou um culto de reconciliação comovente, conhecido como Milagre de Menfis.
Em 1911, Charles H. Mason fundou o maior grupo pentecostal afro-americano. Ele, que originalmente era batista, foi expulso por causa de sua experiência de santidade de promover a santificação completa. Em 1895, Mason e Charles P. Jones fundaram a Igreja de Cristo (santidade). Em 1907, Mason participou do Avivamento da Rua Azusa e começou a falar em línguas. Quando ele voltou para sua igreja no Mississipi, a fim de introduzir o falar em línguas, poucas pessoas ficaram com Jones, mas este remanescente conservou o nome Igreja de Cristo (santidade). A maioria dos membros seguidores de Mason formou a Igreja de Deus em Cristo, nome que Jason já usara em 1897. Mais tarde, Jones juntou-se novamente a Mason.
Contudo, a “mãe” de todas as denominações pentecostais é a Assembléia de Deus, fundada em 1914, em Hot Springs, Arkansas. Esta denominação imensa subiu de 300 membros, em 1914, para quase 28 milhões, em 1998, e é de longe a maior denominação pentecostal do mundo. A taxa de crescimento da Assembléia de
Um movimento Pentecostal
A resposta da sra. Hutchinson foi trancar a igreja para deixar Seymour e sua mensagem do lado de fora. Contudo, o persistente pastor começou a pregar na sala de estar da casa da rua Bonnie Brae, 312, em Los Angeles. Quando a sala ficou pequena, eles mudaram para o alpendre da casa. A multidão ficou maior do que o alpendre poderia suportar, e o chão cedeu. Felizmente, ninguém se machucou, mas Seymour decidiu encontrar instalações maiores para continuar sua pregação.
Ele e seus colegas alugaram o edifício abandonado de uma igreja Metodista na rua Azusa, 312, e continuaram a se reunir. O edifício velho precisava muito de reparos. Logo que ele começou a pregar, iniciou-se o famoso Avivamento da Rua Azusa. Nos três anos e seis meses seguintes, o avivamento continuou com três cultos diários nos sete dias da semana! Agora, o movimento pentecostal, que já afirmava ter mais de 25 mil crentes no meio-oeste, ganhava mais visibilidade.
Em 18 de abril de 1906, o Los Angeles Times publicou a história do Avivamento da Rua Azusa com as seguintes manchetes: “Murmúrios estranhos de línguas”; “Cresce a nova seita de fanáticos”; “Cena estranha na rua Azusa ontem à noite”.
Por que o Falar em Língua.
“Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão”. Além disso, as experiências da Igreja Primitiva com o falar em línguas (At 2.2-4) fornecem o esteio bíblico para a defesa que fazem deste fenômeno. Embora haja evidência do falar em línguas ou da expressão vocal extática, ao longo da história da igreja, a maioria das ocorrências foi regional e durava pouco tempo. O Avivamento da Rua Azusa mudou isto. O falar em línguas tornou-se global e contínuo. Para o movimento pentecostal, a intensa convicção na eminente segunda vinda de Cristo era tão importante quanto a ênfase no falar em línguas. Outro ponto característico do início do movimento era a fé na cura, na oração pelos doentes.
O movimento pentecostal, como sua irmã mais velha, o movimento de santidade, é o resultado de uma amalgamação extraordinariamente complexa de centenas de grupos menores. Na direção desses subgrupos estavam organizadores muito dotados que, aproveitando o momento, ordenaram e organizaram as forças que ajudaram o movimento a alcançar a grande importância que tem hoje.
De início, os pentecostais não se consideravam uma nova denominação, mas um movimento que funcionaria dentro de todas as denominações.7
O Transbordamento Incontrolável
Para algumas pessoas, o movimento parece fragmentado e impossível de ser administrado. É mais correto vê-lo de outra maneira. O transbordamento do Espírito de Deus foi tão inexplicavelmente poderoso quando produziu este movimento que não foi possível criar líderes com rapidez suficiente para juntar todos os seus adeptos em uma denominação comum a todos. Quando há transbordamento, e a água transpõe as barreiras do dique, ela cria milhares de pequenos afluentes que se fundem, se separam e se fundem de novo. Alguns acham o próprio caminho e, no decurso dos eventos, permanecem separados. O resultado ainda é uma torrente de água impetuosa. O movimento pentecostal é como esses transbordamentos de água em inundações. Ao contrário dos batistas que, em 1609, começaram devagar, os pentecostais explodiram em 1906!
A. J. Tomlinson, líder de uma das denominações que usa o nome de Igreja de Deus, é um exemplo intrigante desta fragmentação, fusão e nova fragmentação. Em 1886, a igreja de Tomlinson iniciou-se como uma igreja de santidade, mas no fim tornou-se pentecostal. Por volta de 1943, quando ele morreu, a igreja fragmentara-se em mais de duas dúzias de organizações. Tomlinson foi o primeiro presidente geral da Igreja de Deus (Cleveland, Tennessee). Em 1923, Tomlinson foi demitido de suas obrigações, mudou-se para o outro lado da cidade e fundou uma denominação rival, originalmente conhecida como Igreja Tomlinson de Deus. Com a sua morte, esta denominação dividiu-se em dois grupos: a Igreja de Deus da Profecia e a Igreja de Deus de Todas as Nações. Apesar dessas divisões iniciais, todos esses grupos que ainda têm um número de membros representativo e substancial. A Igreja de Deus (Cleveland, Tennessee) teve um crescimento enorme e exerce influência significativa de um lado ao outro dos Estados Unidos e ao redor do mundo. Embora outras denominações, como os batistas e os metodistas, também tenham muitos grupos dissidentes, os pentecostais, por causa da força crescente de seus números, tornam particularmente fascinante e complexa a história do contínuo emergir de novas denominações.
Prof e Cood Edson Rocha
Uma Compilação da CPAD

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