O que eram e para que serviam as cidades de refúgio?
Ex 21:13 - Nm 35:11 - Js 20:3
* Ex 21:13 - “Porém se não lhe armou ciladas mas Deus o fez encontrar nas suas mãos, ordenar-te-ei um lugar, para onde ele fugirá.”
* Nm 35:11 - “Fazei com que vos estejam à mão cidades para que vos sirvam de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por erro.”
* Js 20:3 - “Para que fuja para ali o homicida que matar alguma pessoa por erro e não com intento: para que vos sejam refúgio do vingador de sangue.”
Na lei Mosaica o homem que ferisse outro de modo que este morresse, também morreria. Isso já havia sido uma aliança de Deus com Noé.
Gn 9:6 - “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado, porque Deus fez o homem conforme sua imagem.”
Observe a penalidade para quem pecasse em Gn 2:17 - “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
Contudo a Palavra nos diz que se não tivesse armado cilada para matar, mas matasse por erro, acidente. Deus então designou um lugar para onde pudesse fugir. Esse lugar, portanto, chamou-se CIDADE DE REFÚGIO.
Para que então serviam as cidades de refúgio?
Nm 35:11 - Eram cidades de proteção, não aos criminosos, mas aos que precisavam de refúgio de ódio e vingança.
- Era a maneira de Deus preservar o inocente de um crime, do vingador de sangue.
Quem era o vingador de sangue?
Era o parente próximo da vítima, que saia para matá-lo por vingança da morte na família.
O que isso tem a ver conosco hoje?
Profeticamente Deus mostrava um refúgio para o homem inocente, reto e puro de coração.
“O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achado em mim inocência diante Dele.” Dn 6:22
As cidades falam profeticamente a respeito da pessoa de Jesus como o nosso refúgio
Quantas cidades foram designadas para refúgio?
Nm 35:13 - “E das cidades que derdes haverá seis de refúgio para vós.”
Obs: das cidades dadas aos levitas (ao todo 48) as seis de refúgio estavam entre essas.
Quais eram estas cidades e, como o Senhor determinou que as escolhessem?
Nm 35:14 - “Três destas cidades daquém do Jordão e três destas cidades dareis na terra de Canaã: cidades de refúgio serão.”
Quais as características destas cidades?
1 - Fácil acesso
Dt 19:3 - “Preparar-te-ás o caminho, e os termos da tua terra, que te fará possuir o Senhor teu Deus, partirás em três e isso será para que todo o homicida se acolha ali.”
Is 52:10 - “O Senhor desnudou o seu Santo braço perante os olhos de todas as nações e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.”
Jesus tem sido anunciado a toda a criatura, por todo o mundo. Em qualquer parte do mundo o evangelho já foi anunciado. No passado a palavra foi difundida com muitas lutas, muitas dificuldades para que o nosso refúgio ( o Senhor Jesus ) fosse de fácil acesso.
2 - Não eram abrigos para assassinos
Is 20:1-4 - “Fala aos filhos de Israel dizendo: apartai para vós as cidades de refúgio que vos falei pelo ministério de Moisés, para que fuja para ali o homicida que matar alguma pessoa por erro e não com intento, para que nos sejam refúgio do vingador de sangue. E fugindo para alguma daquelas cidades, por-se-á a porta da cidade e proporá as suas palavras perante os ouvidos dos anciãos de tal cidade, então o tomarão consigo na cidade, e lhe darão lugar para que habite com eles.”
Jesus não ama o pecado, mas ama o pecador, e quando nós somos convencidos do pecado pelo Espírito Santo, os nossos pecados são perdoados. E ainda antes de conhecermos a vontade do Pai, pecamos (….errais por não conhecerdes as escrituras ). Jesus então nos justifica perante o Pai. Somos purificados, não temos mais a nossa culpa. Então Ele nos acolhe, é o nosso refúgio.
3 - Acesso aos estranhos
Nm 35:15 - “Serão de refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que ferir alguma alma por erro.”
” Ele veio para os judeus, mas estes o rejeitaram.”Contudo Jesus deu oportunidade a nós gentios para alcançar a salvação. Então Jesus é refúgio também para os gentios (estranhos).
4 - Dentro das cidades teriam proteção, fora da cidade não
Nm 35:26-27 - “Porém se de alguma maneira o homicida sair dos termos da cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido, e o vingador de sangue o achar fora dos termos da cidade do seu refúgio, se o vingador do sangue matar o homicida, não será culpado do sangue.”
Quando estamos na presença do Senhor Jesus temos toda proteção, todo refúgio, ao sairmos de Sua presença, podemos perder esta bênção, são os limites do Espírito.
5 - Ficavam em regiões altas / deserto
Js 20:7 A primeira característica mencionada foi: “fácil acesso” ,e agora estamos mencionando regiões altas /desertos como outra característica . Parece ser até um paradoxo,contudo vemos aí uma coisa muito interessante a respeito da pessoa do Senhor Jesus.Assim como as cidades de refúgio sempre encontramos o escape pertinho de nós, porém o Reino dos Céus é conquistado c/ esforço c/ muita determinação.
6 - Abrigava o homicida até a morte do Sumo Sacerdote
Nm 35:25 - “A congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido, e ali ficará até a morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com santo óleo.”
Era abrigo até a morte do sumo sacerdote.
Essa característica era muito importante porque aponta o sacrifício de Jesus como o fim daquele artifício de refúgio (as cidades). A partir da morte de Jesus, temos “refúgio eterno.”
Sl 91:2 - “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e Nele confiarei.”
Significado dos nomes das cidades
Js 20: 7-8
”Designaram pois, solenemente a Quedes na Galiléia, na região montanhosa de Naftali, e a Siquém, na região montanhosa de Efraim, e a Quiriate-Arba, ou seja Hebrom, na região montanhosa de Judá. Dalém do Jordão na altura de Jericó para o oriente,designaram Bezer, no deserto, no planalto da tribo de Ruben; e a Ramote em Gileade da tribo de Gade, e a Golã em Basã da tribo de Manassés.”
OBS: Ao designar estas cidades, Deus, mostra profeticamente o plano de salvação (refúgio eterno em Jesus) para o homem.
QUEDES————————–Santo
SIQUÉM————————–Ombro
HEBROM————————-Companheiro
BEZER—————————-Fortaleza
RAMOTE-GILEADE—————-Exaltado
GOL×————————–Levou cativo
1 - Quedes
Quando o Senhor escolheu a primeira cidade, Quedes, estava querendo falar do nosso refúgio, o Senhor Jesus. Quedes quer dizer: Santo. Jesus desceu do esplendor de sua glória, para se fazer homem. Ele nos tem lembrado que para alcançarmos a salvação, temos que ser “santos”
Hb 12:14 - “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus.”
2 - Siquém
Siquém quer dizer: ombro. Acompanhando a ordem, Jesus desceu da Sua glória….(Quedes) …e se fez homem como nós (Siquém).
Por que? Mt 10:29 “Tomai sobre vós o meu jugo.” Dois animais ao serem submetidos ao jugo, precisam ter a mesma altura, precisam estar ombro a ombro, para que o jugo encaixe perfeitamente. Jesus nos convida a tomar sobre nós o jugo Dele que é leve. Para isto tem que estar na mesma altura que nós, ombro a ombro, caminhando junto.
3 - Hebrom
Hebrom quer dizer: União, Unido, Companheiro, ou Quiriate-Arba que quer dizer,”cidade dos quatro”, (por ser constituída por 4 bairros diferentes), ou ainda “cidade da humilhação.”
Esta cidade aponta para o Senhor Jesus ao lado do homem, culminando com Sua maior humilhação “morte de cruz”,por isso o nome da cidade da humilhação. Na seqüência das cidades para passar para a quarta cidade temos que atravessar o Mar Morto.
- Jesus desceu do esplendor de Sua glória.
- Ofereceu Seu ombro.
- Tornou-se companheiro.
E para trazer refúgio eterno, teve que passar pela morte (mar morto). Ficou 3 dias no seio da Terra. O Mar Morto, o mais profundo, significa o momento em que Jesus desceu não só aqui se fazendo homem, mas ainda mais ao seio da Terra, mas ao terceiro dia ressurgiu com brado de vitória!
4 - Bezer
Bezer significa: Ouro, Prata, Fortaleza.
Mostrando agora o poder (ouro) de Jesus em vencer a morte, mas nos trazer redenção (prata) e fortaleza - lugar seguro- eternidade.
5 - Ramote Gileade
Quer dizer : Exaltado. Fl 2:9-10 - “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus na terra, e debaixo da terra.”
6 - Golã
Quer dizer: Levou cativo o nosso cativeiro.
Mostrando aqui o objetivo único de Deus Pai, levar presos os nossos pecados.
Is 53:5 “Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Jesus Cristo é o nosso refúgio; seguro e eterno.
A Ele toda Honra e Glória para todo o sempre, amém.
Adaptado por: Flávio M. Oliveira
Publicado no site Hosanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário